quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Educação popular e movimentos sociais para a educação de jovens e adultos.



             Educação popular e movimentos sociais para a educação de jovens e adultos.
          A educação no Brasil após o século XX deu uma alavancada principalmente nos últimos 10 anos, mas infelizmente está longe de ser um modelo no processo de alfabetização dos jovens e adultos, o numero de analfabeto funcional é assustador, segundo Yamamoto:
 “... no Brasil apenas 8% das pessoas tem plena condição de compreender e se expressar por meio de letras e números, ou seja, oito a cada grupo de cem indivíduos da população.”
        Apesar da facilidade de hoje em dia e o contexto de “todos” terem acesso à escola, a qualidade do ensino e aprendizagem deixa muito a desejar e um dos fatores que contribui negativamente principalmente na educação de jovens e adultos é a falta de motivação que os sujeitos têm ao retornar á escola e retomar os estudos que foram interrompidos, professores distantes e cansados pelas jornadas em mais de um turno, alunos que trabalham fora, má alimentação, entre outros, o acesso e as condições para a frequência escolar nem sempre colaboram favoravelmente.
       A lei da LDB 9394/1996 inciso VII garante aos alunos do EJA o direito a ter acesso ao ensino e aprendizagem condizente com as necessidades dos alunos e situações favoráveis para a permanência e o ir e vir até a escola:
“VII- oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;”
     Os discursos são profusos, porem o que vemos e vivemos dentro dos muros das escolas são caminhos que seguem por um viés prolixo e paliativo para mascarar “crises econômicas”, não é incisivo e eficaz, professores despreparados, alunos desmotivados, fatores estes que desnudam e incidem de forma negativa na educação e formação do EJA.
“As reformas e propostas para a educação brasileira, durante o século XX, foram, em sua maioria, implementadas como paliativos de crises econômicas, de redefinição dos modelos de acumulação vigente e de constituição de novos atores sociais como sujeitos da cena política nacional.” (GONH MDG,2011)
        Não tem como dissociar os movimentos sociais da educação popular de jovens, educar é politizar, é conscientizar, é compreender as necessidades, é praticar a cidadania, é pensar na educação para todos, e essa fusão de informações e fatos do contexto social dos sujeitos é que aprimora o conhecimento e gera inculcações e conclusões que resultam na emancipação social e cultural de cada um.  Toda pratica educativa deveria ser focada na realidade vivida pelo sujeito, possibilitando-lhe: criar, recriar, quebrar paradigmas, produzir, reinventar a partir do seu meio, da sua história, da sua vivência. 
     Compreendo que para haver melhorias é preciso mais confrontos, diálogos pertinentes e incisivos, através do meio acadêmico, políticos, alunos, a comunidade, enfim, a reparação da educação com qualidade focada na emancipação dos jovens e adultos e que ao longo dos tempos deixaram frestas solidificadas pelas forças das desigualdades sócio econômicas. É preciso sanar, extirpar utilizando-se de recursos financeiros, de novas propostas, de movimentos e ações práticas visionadas através da interação de grupos focados na educação da EJA e atreladas à visão e competências que almejem por um futuro com mais possibilidades, com autonomia, emancipação do sujeito de forma mais harmoniosa.
                                                                                      
                                        
                                                                                   Paulo Freire

           Referências
 http://pedagogiaeaduniciditaim.blogspot.com.br/2011/04/educacao-e-movimentos-sociais.html acesso em 31/08/2017 2:52hs
    Documentário Paulo Freire Contemporâneo https://www.youtube.com/watch?v=5y9KMq6G8l8
        Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos VI CONFINTEA
        http://www.espacoeducar.net/2011/06/o-desafio-educacao-de-jovens-e-adultos.html
 O desafio da EJA nos dias atuais

            http://www.cp2.g12.br/alunos/leis/lei_diretrizes_bases.htm 07/09/2017 23:00hs

Publicado em 27/09/2017
Autor: Rosilene H. Guilherme

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