quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A importância da economia solidária para a Educação de Jovens e Adultos.


           A importância da economia solidária para a Educação de Jovens e Adultos. 

          Segundo ECOSOL DF o conceito de economia solidária parte do pressuposto que:             

               “Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.”
       Compreendo o analfabetismo como a declaração da pobreza, que por consequência condiz com uma sociedade injusta e excludente.  É um dos temas principais discutido na educação no Brasil desde a lei 9394/96 da LDBEN até os primórdios no novo plano nacional da educação.
     Erradicar o analfabetismo é a palavra que atrela a educação ao desenvolvimento nacional, porém na prática está longe de acontecer, a gestão publica da educação tem inegavelmente frestas que não são fáceis de serem vedadas e obter uma escola publica com qualidade buscando a emancipação dos alunos, tornando-os críticos e construtores de sua própria história, que propague a participação e compromisso de todos ao invés de negligenciar o direito de liberdade, de autonomia, é uma luta constante.
       É inegável que um dos recursos mais viáveis para extirpar as frestas da EJA seja a economia solidária que é favorável à inclusão social e vem crescendo gradativamente na Europa, no Brasil e em outros países segundo a ECOSOL DF é a solução para erradicar a má distribuição de rendas e desenvolver o crescimento da autogestão.
       É uma forma cooperativista, coletiva que dentro da EJA o bem maior são os jovens e adultos de nosso país, marcados por estigma de “analfabetos”. Que oportuniza através do meio e da história de cada um facilitadores que contribuem para o desenvolvimento da autoestima, por consequência indefere a exclusão social, reduzindo a marginalização e o preconceito, outorgando-lhes a emancipação e autonomia, autores de sua própria história, interagindo com o mundo a sua volta, gerando recolocação no mercado de trabalho por intermédio da alfabetização, do ensino e aprendizagem, de uma ação pedagógica efetiva e permanente.
“Ressaltamos neste trabalho a importância da ação pedagógica da Educação Popular em dialogo com a Economia Solidária frente à exclusão social e histórica daqueles que declaram não saber ler e escrever, que vivenciam o “estereotipo de analfabeto” marcados por desigualdade social e regional, de classe, raça, gênero, geração entre outras. Mulheres e homens trabalhadores, marcados pela exclusão no processo de escolarização, que vivenciaram o baixo rendimento, o fracasso escolar e a reprovação – os excluídos da escola também compõem o quadro do analfabetismo neste país. O texto também fala que é possível lutar pelo direito coletivo de mulheres e homens terem acesso ao universo grafocêntrico através da alfabetização. E que esta, ao dialogar com os princípios da Economia Solidária, retoma a bandeira de transformação social, libertação e emancipação dos jovens e adultos populares.” (RODRIGUES EF, CAP1).
       Segundo Rodrigues, Paulo Freire foi pioneiro no Brasil na defesa da autonomia e emancipação dos sujeitos, na articulação da luta pela igualdade através dos movimentos sociais, na superação da realidade existente entre oprimido e opressores. Foi precursor na educação de jovens e adultos com métodos diferenciados de alfabetização.
         Infelizmente sofremos da “aculturação” egoísta nas nossas relações humanas onde não estimulamos a solidariedade e o coletivismo. E essa falta literalmente de comprometimento com a inclusão, com não ao preconceito, não a marginalização, é preciso ser de fato todos os dias granjeado por nós.  . 

       Referências
       Vídeo aulas da Professora Rosemeire dos Santos Brito
      EJA e Economia Solidária: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da Educação Popular Autora: Estela Fidelis Rodrigues
Documento Nacional Preparatório a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos VI CONFINTEA
     http://www.espacoeducar.net/2011/06/o-desafio-educacao-de-jovens-e-adultos.html
         Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 

        O desafio da EJA nos dias atuais



Publicado em 27/09/2017
Autor: Rosilene H. Guilherme

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