terça-feira, 14 de outubro de 2014

TECNOFILIA , NOMOFOBIA E TECNOFOBIA

O desenvolvimento cada vez mais vertiginoso da tecnologia marca novos tempos na comunicação e modifica paradigmas nas reações sociais. A tecnofilia e a tecnofobia, são dois claros exemplos disso.







Reconhecemos como tecnofílicos àqueles que organizam sua vida ao redor de novas tecnologias e acham que sem elas não é possível ter uma vida social de sucesso. Vivem pendentes da comunicação e dos diferentes modelos que se incorporam ao mercado.

É fácil reconhecer esta tendência nos adolescentes já que estas novas tecnologias permitem-lhes mostrar o "Eu" que eles desejam ser.

Dentre os tecnofilios estão os nomofóbicos ou seja sujeitos acometidos por Nomofobia, que   é uma “doença digital” uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando em algum lugar sem seu aparelho de celular ou qualquer outro telemóvel. É um termo muito recente, que se origina do inglês: No-Mo, ou No-Mobile,que significa Sem telemóvel.  Daí a expressão Nomofobia ou fobia de ficar sem um aparelho de comunicação móvel. Não obstante, os números que surgem a todo dia dão conta de uma verdadeira epidemia global



No outro extremo, encontra-se a tecnofobia. São pessoas que recusam os avanços tecnológicos ao considerar que prejudicarão à sociedade. O tecnofóbico considera que algo de ruim pode acontecer ao se familiarizar com os novos avanços e não reconhece a necessidade de operá-los, nem de acrescentá-los à humanidade, pensa que antes as coisas eram resolvidas da mesma forma e que a tecnologia pode escravizar o homem.




Quem é que, hoje em dia, não conhece alguém que acha que o filho de 10 anos é "fera" no computador, ou que comprou um celular último modelo cheio funções mas, continua utilizando só a tecla verde e vermelha, ou que a toda vez que vai utilizar o caixa eletrônico pede ajuda de um funcionário?

Outro tipo de conduta é a que define os que temem a tecnologia por desinformação, isto é, se sentem inferiores ao não saber manejá-la com destreza. São os "analfabetos tecnológicos", que na maioria das vezes estão nesta condição pela impossibilidade de uso das novas tecnologias, em geral por falta de recursos.

Por seu desconhecimento no manejo das tecnologias resulta marginalizado pelo resto da sociedade, sua cultura é limitada e quase sempre vê diminuir suas possibilidades trabalhistas bem como a utilização destes recursos em tramitações comuns.

E você, com qual grupo mais se identifica? Tecnofílicos e Nomofóbicos ou tecnofóbicos?

Leia mais sobre tecnologogia no site: https://cibereducacao.wordpress.com/page/3/

Leia mais em: Tecnofilia ou tecnofobia - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2879#ixzz3G7zdk8Z0

Nenhum comentário:

Postar um comentário