Pedagogia -
A
Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a Reflexão, ordenação, a
sistematização e a crítica do processo educativo.
A
palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidos (criança) e gogía
(“conduzir” ou “acompanhar”).
A História da Pedagogia
A Grécia Clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que
acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso
à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse
motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da
educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e
rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são
Comenius e Rousseau. No final do século XIX e princípios do século XX os
debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da
psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a
que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam
reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino,
as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos
educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola
Nova e a Pedagogia Waldorf. No restante século XX a Pedagogia vai se
institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a
formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores um curso que
cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de
uma Licenciatura.Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a
melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da
reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a
pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas
educacionais do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a
qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o
magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de
ensino quanto orientar os alunos e os professores.Acompanha e avalia, ainda, o
processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com
portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão
na sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no
processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos,
etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogiaA prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da
própria humanidade. No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia
firmou-se como a ciência do ensino. Assim, a indissociabilidade entre a prática
educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com
este caráter, o pedagogista e o pedagogo passam a ser, de fato e de
direito, investido de uma função reflexiva, investigadora e, portanto,
científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro
profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma
problemática própria.
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau. No final do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura.Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogiaA prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como a ciência do ensino. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogista e o pedagogo passam a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigadora e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria.
EAD -
Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
História do EAD
A EAD, em sua forma empírica,
é conhecida desde o século XlX. Entretanto, somente nas últimas
décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas.
Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de
pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de
ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento
histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade .
Também é
considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do
aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o
foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por
sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com
suas necessidades pessoais .
Tecnologia -
Tecnologia é
um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que
visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento
científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia
tem origem no grego "tekhne"que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
As tecnologias
primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a
escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a
prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias
das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções
tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas
transformações no processo produtivo.
A partir do século
XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução
das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet
e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear,
Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia,
ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida comotecnologia de ponta.
As novas tecnologias
são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um
papel fundamental no âmbito da inovação.
Os avanços da
tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a
tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem.
Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego,
devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige
um contínuo e rigoroso controle.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia Wikipédia dia 08/10/2014 as 11:50hs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia 13/10/2014 16:11hs
Até a próxima,
Rosilene
H.Guilherme
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