quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O BLOG!!!



BEM VINDOS!!! 

                                            "Minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta" Rômulo Paes


Este blog foi criado para reflexões, apologias, críticas, histórias e estórias, artigos e tem como foco a Pedagogia e seus conceitos, suas correntes e diversidades.   

                                            







terça-feira, 14 de outubro de 2014

TECNOFILIA , NOMOFOBIA E TECNOFOBIA

O desenvolvimento cada vez mais vertiginoso da tecnologia marca novos tempos na comunicação e modifica paradigmas nas reações sociais. A tecnofilia e a tecnofobia, são dois claros exemplos disso.







Reconhecemos como tecnofílicos àqueles que organizam sua vida ao redor de novas tecnologias e acham que sem elas não é possível ter uma vida social de sucesso. Vivem pendentes da comunicação e dos diferentes modelos que se incorporam ao mercado.

É fácil reconhecer esta tendência nos adolescentes já que estas novas tecnologias permitem-lhes mostrar o "Eu" que eles desejam ser.

Dentre os tecnofilios estão os nomofóbicos ou seja sujeitos acometidos por Nomofobia, que   é uma “doença digital” uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando em algum lugar sem seu aparelho de celular ou qualquer outro telemóvel. É um termo muito recente, que se origina do inglês: No-Mo, ou No-Mobile,que significa Sem telemóvel.  Daí a expressão Nomofobia ou fobia de ficar sem um aparelho de comunicação móvel. Não obstante, os números que surgem a todo dia dão conta de uma verdadeira epidemia global



No outro extremo, encontra-se a tecnofobia. São pessoas que recusam os avanços tecnológicos ao considerar que prejudicarão à sociedade. O tecnofóbico considera que algo de ruim pode acontecer ao se familiarizar com os novos avanços e não reconhece a necessidade de operá-los, nem de acrescentá-los à humanidade, pensa que antes as coisas eram resolvidas da mesma forma e que a tecnologia pode escravizar o homem.




Quem é que, hoje em dia, não conhece alguém que acha que o filho de 10 anos é "fera" no computador, ou que comprou um celular último modelo cheio funções mas, continua utilizando só a tecla verde e vermelha, ou que a toda vez que vai utilizar o caixa eletrônico pede ajuda de um funcionário?

Outro tipo de conduta é a que define os que temem a tecnologia por desinformação, isto é, se sentem inferiores ao não saber manejá-la com destreza. São os "analfabetos tecnológicos", que na maioria das vezes estão nesta condição pela impossibilidade de uso das novas tecnologias, em geral por falta de recursos.

Por seu desconhecimento no manejo das tecnologias resulta marginalizado pelo resto da sociedade, sua cultura é limitada e quase sempre vê diminuir suas possibilidades trabalhistas bem como a utilização destes recursos em tramitações comuns.

E você, com qual grupo mais se identifica? Tecnofílicos e Nomofóbicos ou tecnofóbicos?

Leia mais sobre tecnologogia no site: https://cibereducacao.wordpress.com/page/3/

Leia mais em: Tecnofilia ou tecnofobia - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2879#ixzz3G7zdk8Z0

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A SINCRONIA DA TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO!!!

Educação e tecnologia são alicerces para uma sociedade evoluída e avançada. A tecnologia é um meio de guiar e desenvolver a educação, um modo de facilitar o acesso à informação e de incluir o país em um contexto mais social. Para o desenvolvimento em bons níveis de cidadania, é necessária uma sincronia entre ambas.




Tecnologia e educação

 Alicerces para uma sociedade evoluída e avançada

10 de junho de 2011   
Categoria(s) Artigos

Por Wladimir Benegas*
Se tomarmos como base toda a história do desenvolvimento humano, o que dita o crescimento da sociedade, principalmente na era em que vivemos, é a tecnologia. Nesse caso, não tratamos apenas dos avanços cada vez mais high techs. Assim como os primórdios, como no domínio do fogo e da roda, que foram descobrimentos, os princípios da tecnologia foram fundamentais para a evolução da raça.
Dessa forma é correto afirmar que a tecnologia move a cidadania, que é um termômetro para a evolução da sociedade. E, quando trazemos esse avanço para a educação, outro fator crucial para o desenvolvimento humano, esbarramos em diversos pontos um tanto quanto retrógrados.
A internet pode ser considerada uma grande biblioteca pública, onde em alguns cliques pode-se fazer pesquisas aprofundadas sobre variados assuntos, sem levar aquela eternidade de tempo de ir até um local físico, procurar os livros certos, o tema, a página correta, e mais uma série de trâmites. Claro, entre milhões de informações que circulam na internet, sempre há aquelas infundadas e errôneas. Há que se ter um discernimento para efetuar a pesquisa e o embasamento, mas nada que passe a imagem de insegurança e fonte não válida de pesquisa, como muitos educadores ainda pregam.
Então levantamos um ponto, se nosso cotidiano é tão avançado, inclusive, com essa imensa biblioteca virtual estando presente na palma da mão da sociedade, através de smartphones e tablets, ou até mesmo de notebooks, PCs, televisores e onde mais se acompanhar, como podemos limitar uma geração a usufruir essas facilidades, que assim como o fogo e a roda nos primórdios vieram para auxiliar nosso desenvolvimento?
Nosso ponto de embate é claro: nossos educadores precisam estar mais a par das novas tecnologias, usá-las a favor, e não temê-las. É necessário tomar conhecimento desses avanços. Alunos, jovens de oito, dez, quinze anos, já estão mais do que acostumados a mexer nesses aparelhos, dominam, de forma intuitiva e não especializada, mas são detentores dessas tecnologias, e tudo o que querem é poder desfrutá-las também no ambiente escolar. No entanto, o temor que existe entre os professores de estarem atrás dos alunos no domínio desses benfeitores aparelhos, faz com que sejam prontamente descartados.
Assim, é preciso que haja incentivos aos educadores, movimentos que passem pelo Estado, pelas escolas, ou até mesmo pelo próprio professor. A tecnologia está à disposição, é necessário usá-la, mas também é preciso estar disposto a entendê-la, ir de encontro a esses novos conhecimentos.
Com isso, o mercado já se movimenta e algumas empresas vêem essa disparidade atual entre educação e tecnologia, e se preocupam em agregar valor aos aparelhos. Ao embarcar conteúdo nessas novas tecnologias, elas levam ao professor uma certeza maior de que ali há informações embasadas, que possuam seus devidos créditos e certificações teóricas. Não apenas uma série de informações em um portal da internet. Tudo de forma mais clara, para que o professor possa passar o conteúdo, levando a dinâmica tecnológica para a sala de aula.
Ou seja, educação e tecnologia são alicerces para uma sociedade evoluída e avançada. A tecnologia é um meio de guiar e desenvolver a educação, um modo de facilitar o acesso à informação e incluir o país em um contexto mais social. Para o desenvolvimento em bons níveis de cidadania é necessária uma sincronia entre ambas. As ferramentas estão todas aí, a tecnologia não para, agora é preciso alavancar a educação por uma sociedade melhor.


SOBRE *WLADIMIR BENEGAS

É Sócio Diretor da TSP, empresa que lançou o Mega Play Box – plataforma que traz conteúdo educacional, de entretenimento e cultura aos computadores de todo o Brasil.Formado em Engenharia Eletrônica pela FEI, com especialização em Marketing pela FGV.

 Fonte: http://imasters.com.br/perfil/wladimir-benegas/

A REFLEXÃO





A tecnologia nos processos de 

ensino e aprendizagem????!!!!!


O processo de ensino e aprendizagem tem recebido ao longo dos anos uma importante contribuição no que se refere à disseminação dos conhecimentos. São as novas tecnologias trabalhando em favor da educação. As diferentes formas de assimilar a educação tem sido alvo das pesquisas constantes de estudiosos e pedagogos, que vislumbram encontrar os caminhos que possam nortear a relação entre professor e alunos, mesmo que sem a sua presença física.


Paradigmas da Tecnologia na Educação - HD - Mário Sérgio Cortella



Biografia de Mário Sérgio Cortella

Nascido em Londrina, interior do Paraná, na juventude (1973/1974) experimentou a vida monástica em um convento da Ordem Carmelitana Descalça, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica.1 Concluiu sua graduação em1975 na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Em 1989 concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e em 1997, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, conclui seu doutorado também em Educação pela PUC-SP.2 3
É professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP, na qual está de 1977 a 2012, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e o foi no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010.2 3


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM !!!


O processo de ensino e aprendizagem tem recebido ao longo dos anos uma importante contribuição no que se refere à disseminação dos conhecimentos. São as novas tecnologias trabalhando em favor da educação. As diferentes formas de assimilar a educação tem sido alvo das pesquisas constantes de estudiosos e pedagogos, que vislumbram encontrar os caminhos que possam nortear a relação entre professor e alunos, mesmo que sem a sua presença física.


A tecnologia que está sendo utilizada no ensino a distância (EAD), vem trazendo uma evolução na educação do país.
O sucesso do Ensino a Distância (EAD) , só está sendo possível devido a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Através delas, é possível ter acesso a um grande número de informações de maneira rápida. Com isso, o aprendizado fica mais simples e acessível. As ferramentas tecnológicas possibilitaram um grande crescimento da EAD, proporcionando uma modalidade de ensino onde a educação não tem distância.
As tecnologias utilizadas na educação a distância proporcionam meios que facilitam o ensino e exploram a sua potencialidade. Um exemplo disso é o e-learning, que se utiliza da internet para a comunicação entre aluno e professor. Isso aumenta a difusão da informação e da experiência para os alunos, possibilitando que o conhecimento esteja sempre disponível.
As novas tecnologias utilizadas na EAD enriquecem o ambiente de ensino, à medida que vão favorecendo a interação entre o aluno e o professor. As TICs proporcionam uma grande evolução, tanto no que se diz respeito ao ensino, quanto na aprendizagem, pois são utilizadas como ferramentas pedagógicas, levando o aluno a interagir com o ambiente de estudo virtual. Porém, deve-se levar em conta que muitos dos alunos EAD tem dificuldades em lidar com as tecnologias utilizadas para o ensino. Por isso, a EAD deve se utilizar das mais diversas tecnologias, para que o aluno tenha várias opções, e, assim, consiga se adequar a alguma. Entre os tipos de tecnologias utilizadas pela modalidade de ensino a distância, destacam-se:

Chats

Também conhecido com bate-papo, é utilizado na educação a distância com o objetivo de estabelecer uma conexão síncrona entre seus participantes. Através dele os alunos podem esclarecer suas dúvidas diretamente com os professores ou tutores, ou promover discussões em grupos. A vantagem de se utilizar os chats é que as conversas podem ser armazenadas, para que um aluno que possui a mesma dúvida e não participou da discussão possa acessá-la.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

São ambientes cujo principal objetivo é auxiliar a educação a distância. Esses espaços facilitam a gestão dos cursos EAD no ambiente virtual de ensino. Toda a interação entre o professor e o aluno do curso a distância é realizada nesses locais. Os cursos são separados por “salas virtuais” , onde os professores acompanham o desempenho dos alunos.

Videoconferência

É um tipo de tecnologia que permite aos alunos e professores estabelecerem uma comunicação bidirecional, através de dispositivos de comunicação, como o computador. No ensino a distância, a videoconferência permite um contato visual entre alunos e tutores. Porém, existem alguns limites para este tipo de tecnologia, como, por exemplo, a necessidade de um dispositivo conectado à internet.

Vantagens do uso da tecnologia na EAD:

·         Os alunos  tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, pois com o acesso a internet podem fazer pesquisas sobre diversos assuntos;
·         Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos;
·         As mídias e os ambientes virtuais permitem a interação entre o aluno e o professor em tempo real;
·         A tecnologia utilizada no ensino a distância possibilita uma maior proximidade e interação entre os alunos graduandos e o corpo docente do curso;
·         Através dos tutores que ficam disponíveis nos ambientes virtuais, os estudantes tem a possibilidade de tirar suas dúvidas no momento que necessitarem;

·         As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.

Fonte: http://www.ead.com.br/tecnologias-utilizadas-na-educacao-a-distancia/

PEDAGOGIA EAD E A TECNOLOGOGIA!!!


Pedagogia - 


A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a Reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. 

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidos (criança) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”).

A História da Pedagogia

A Grécia Clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau. No final do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura.Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogiaA prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como a ciência do ensino. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogista e o pedagogo passam a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigadora e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria.


                       EAD -


Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

História do EAD

A EAD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XlX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade .
 Também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais .

 Tecnologia - 

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne"que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida comotecnologia de ponta.
As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia Wikipédia dia 08/10/2014 as 11:50hs
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia 13/10/2014 16:11hs

Até a próxima,

Rosilene H.Guilherme