Da Infância a Velhice
A ciência que tem como objetivo
o estudo do ser humano desde o seu nascimento até a morte, através do seu corpo
em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno é a Psicomotricidade,
ou seja nos mapeia e orienta do inicio ao fim. Relacionada
ao nosso desenvolvimento, onde o nosso
corpo é o embrião receptor das relações cognitivas, afetivas e orgânicas.
“...É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma
concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências
vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua
socialização.” (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
A partir do nascimento o sujeito percorre por fases no seu
desenvolvimento, a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Fases
com características e exigências inerentes, que o leva neste percurso por toda
a vida e a adequação incessante em sua fase cognitiva, bem como no funcionamento e estrutura do seu corpo.
A Criança precisa de estímulos, estes se dão através de ações onde as
experiências incitam as funções
psicomotoras, os sentidos e
coordenações, estes vão fluindo como um “insight” a cada fomento, aflorando as funções
sócio-emocionais, simbólicas, psicolingüísticas e motoras dentro de um contexto
social e de aprendizagem.Fazendo com que
a criança atinja a fase de maturação
normal contribuindo com o desenvolvimento de sua inteligência. Nessa fase as
atividades lúdicas são de extrema importância,” “ o brincar é a fase mais
importante da criança” remete a criatividade, a imaginação, onde ela “constrói
e destrói” o seu universo.”(Video aula 24hs)
Na vida adulta e velhice não se difere, visto
que é um processo continuo e inelutável,
que se da ao inicio muito antes da terceira idade, e que acarreta a declínios
em algumas habilidades fazendo com que o ser humano se reajuste continuamente.
Quando há deficiência intelectual o processo
de envelhecimento se torna mais difícil, e se faz necessário a utilização de
uma equipe multidisciplinar, terapeutas, psicólogos, psicomotricistas entre
outros, para tentar reduzir as perdas em todos os âmbitos.
Portanto a psicomotricidade tem uma
importância de total relevância não só na infância como na vida adulta e
velhice, retardando perdas e estimulando conexões entre pensamento e ação,
adequando-se a necessidade real da vida do sujeito na sociedade, bem como sua
autonomia com uma melhor qualidade de vida.
Rosilene H. Guilherme
Fontes:
Vídeo aula
Corpo e movimento no envelhecimento - http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/53907 Prazer de Agir, de Brincar, de Pegar e de Aprender - http://sfb.org.br/br/wp-content/uploads/2011/06/Do-prazer-de-brincar-ao-prazer-de-aprender1.pdf A Psicomotricidade na Educação Infantil - http://www.colegiosantamaria.com.br/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=9 Respiração, um aspecto importante no diagnóstico e na terapia psicomotora - http://portaldafisioterapia.com.br/?pg=equoterapiaid=730 A importância de desenvolver a Psicomotricidade na infância - http://www.efdeportes.com/efd153/a-importancia-a-psicomotricidade-na-infancia.htm CORPO... DEFICIENTE ou EFICIENTE.. na água? - http://www.posugf.com.br/noticias/todas/645-corpo-deficiente-ou-eficiente-na-agua-por-cacilda-goncalves-velasco A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento Infantil - http://www.fiepbrasil.org/colunas/psicomotricidade-motricidade-humana-inclusao-e-ef/370/psicomotricidade-no-desenvolvimento-infantil/ PSICOMOTRICIDADE APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DO ESQUEMACORPORAL -http://www.periodicos.unir.br/index.php/secta/article/viewFile/63/74 Vídeo Relacionado: Psicomotricidade 0 aos 6 anos.wmv - http://www.youtube.com/watch?v=psU9gOuIbRk Vídeo Relacionado: HABILIDADES MOTORAS BASICAS - http://www.youtube.com/watch?v=FcfLSRKwo6w Vídeo Relacionado: Psicomotricidade Relacional - uma história do tempo presente - http://www.youtube.com/watch?v=vLWq37W91iI
Nenhum comentário:
Postar um comentário